Quando um estudante ouve que a evolução explica de onde viemos, a questão parece pertencer apenas à biologia. Mas ela é maior. Por que existe alguma coisa em vez de nada? Como surgiu a vida? O ser humano é apenas o resultado mais recente de um processo natural ou foi querido e criado por Deus?
Essas perguntas não se resolvem com caricaturas. O evolucionismo não ensina simplesmente que “o homem veio do macaco”. Sua formulação clássica fala em ancestralidade comum, variações herdáveis e seleção natural ao longo de grandes períodos. A discussão cristã precisa representar essa posição com justiça e perguntar se ela é compatível com aquilo que a Escritura afirma sobre Deus, o homem, o pecado e a morte.
A tese bíblica é clara: o universo e a vida existem porque Deus quis que existissem. A criação tem origem, ordem e propósito. O homem não aparece como acidente tardio de um processo cego, mas como criatura feita à imagem de Deus. E Gênesis narra também sua queda. É justamente aí que a discussão sobre criação toca o próprio evangelho.
Gênesis começa com Deus, não com a matéria
A primeira frase das Escrituras estabelece o ponto de partida:
“NO princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1)
Deus não é apresentado como parte do universo. Ele já está presente quando o “princípio” começa. Céus e terra passam a existir porque ele cria.
O capítulo reforça essa iniciativa com a expressão “E disse Deus”. A luz, a terra, os luminares e os seres vivos têm sua origem atribuída à vontade e à palavra do Criador.
Hebreus resume essa convicção: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hebreus 11:3).
Crer na criação não significa usar Deus para preencher lacunas que a ciência ainda não explicou. Significa começar onde a revelação começa: antes de qualquer mecanismo natural existe o Deus que dá existência ao próprio mundo no qual esses mecanismos operam.
A variedade da vida não elimina a ordem da criação
Gênesis descreve plantas e animais surgindo “conforme a sua espécie”. Isso não obriga o cristão a negar toda variação entre seres vivos. Há diversidade e adaptação dentro da vida.
O ponto de conflito aparece quando essas mudanças são transformadas em explicação para a origem de toda a diversidade biológica. A proposta evolucionista sustenta que os seres vivos compartilham ancestrais e que processos naturais, ao longo de grandes períodos, produziram a diversidade atual.
Reconhecer variação não obriga alguém a concluir que toda forma de vida descende de um primeiro organismo por um processo sem direção. O criacionismo pode reconhecer adaptação sem fazer dela a causa última da vida. A pergunta é se essas mudanças explicam tudo. A Escritura responde à origem afirmando uma causa pessoal: Deus criou.
O homem recebe um lugar singular
Ao chegar ao homem, Gênesis declara:
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
O homem compartilha o mundo material com os demais seres vivos, mas sua identidade é definida pela relação com o Criador. Ele é feito à imagem de Deus e recebe responsabilidade sobre a criação.
Gênesis 2 torna essa origem ainda mais pessoal: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7). A ênfase está na ação deliberada de Deus.
Isso também fundamenta a dignidade humana. O valor de uma pessoa não depende de inteligência, força, produtividade, idade ou condição física. A vida humana possui valor porque o homem foi criado por Deus e à sua imagem.
Evolucionismo teísta: a conciliação precisa preservar o texto bíblico
Nem todo defensor da evolução é ateu. Há cristãos que sustentam que Deus teria criado por meio de processos evolutivos. Essa posição, conhecida como evolucionismo teísta, tenta manter Deus como Criador e, ao mesmo tempo, aceitar ancestralidade comum e longos processos naturais.
A questão não se resolve dizendo apenas que “Deus poderia ter usado a evolução”. É preciso perguntar se essa proposta preserva aquilo que a Escritura afirma.
Há debate entre criacionistas sobre a duração dos dias de Gênesis e sobre a idade da Terra. Essas discussões não devem ser confundidas com o núcleo do relato. Gênesis apresenta Deus criando o homem e a mulher, dando-lhes uma ordem moral e narrando sua desobediência e queda.
Jesus tratou a criação do homem e da mulher como fundamento para sua resposta sobre o casamento: “Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea” (Marcos 10:6). Paulo também constrói sua explicação do pecado sobre Adão:
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5:12)
Se Adão se torna apenas símbolo de uma humanidade que sempre esteve em processo de evolução, o argumento paulino precisa ser reinterpretado. A Bíblia descreve criação boa, desobediência, queda, morte e necessidade de redenção.
Por isso, a compatibilidade entre cristianismo e evolução precisa ser julgada pela capacidade do modelo de preservar a criação do homem à imagem de Deus, a realidade da queda e a relação bíblica entre Adão e Cristo.
Quando o acaso vira uma visão de mundo
A palavra “aleatório” pode descrever eventos imprevisíveis para o observador. Isso não limita Deus. O problema teológico surge quando o acaso se torna explicação última da realidade, como se não houvesse intenção, governo ou propósito por trás do universo e da vida.
A Escritura não descreve um cosmos autônomo. João afirma sobre Cristo: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Paulo acrescenta que todas as coisas foram criadas por Cristo e para Cristo e que “todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1:16-17).
Em uma visão estritamente naturalista, propósito é projeção humana sobre um universo sem intenção. Na visão bíblica, o propósito precede o homem, porque o universo pertence ao Deus que o criou.
O design inteligente ajuda, mas não substitui a revelação
Os textos usados como base deste estudo também destacam o design inteligente. Sua proposta é que certos padrões de complexidade, informação e ajuste fino são melhor compreendidos como sinais de inteligência do que como resultado não dirigido.
Diante do código genético, da complexidade celular e das condições necessárias à vida, essa abordagem pergunta por que a realidade possui uma ordem inteligível.
Mas existe um limite. Detectar inteligência não identifica automaticamente quem é o Designer. Uma inferência de projeto pode desafiar o materialismo, porém não produz por si mesma a doutrina bíblica da criação, da queda ou da redenção.
Paulo escreve:
“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.” (Romanos 1:20)
A criação testemunha sobre seu Criador. É a Escritura, porém, que nomeia esse Criador, revela sua vontade e explica quem somos diante dele.
Isso ajuda também a colocar ciência e fé no lugar correto. Investigar organismos, estruturas e processos não ameaça o Criador. O conflito surge quando uma explicação científica é transformada em filosofia total. Descrever um mecanismo não prova que Deus não exista; observar processos naturais não demonstra que toda a realidade seja sem propósito.
Se Adão desaparece, o evangelho é afetado
O ponto mais grave do debate não é a idade de uma rocha. É a história da redenção.
Paulo coloca Adão e Cristo em relação direta:
“Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1 Coríntios 15:21-22)
Adão não aparece apenas para explicar o começo da humanidade. Ele faz parte da explicação de por que a humanidade precisa de Cristo. O primeiro homem está ligado à entrada do pecado e da morte; Cristo está ligado à ressurreição e à vida.
Transformar Gênesis 1–3 em mito religioso, portanto, exige muito mais do que uma nova leitura dos primeiros capítulos da Bíblia. Afeta a maneira como Jesus e os apóstolos falam sobre criação, casamento, pecado, morte e redenção.
A doutrina da criação preserva duas verdades ao mesmo tempo. Somos pó: dependentes, finitos e incapazes de dar existência a nós mesmos. Mas somos pó moldado por Deus e portadores de sua imagem.
Onde está a verdade?
O criacionismo bíblico não exige que o cristão tenha resposta pronta para toda questão de geologia, genética ou paleontologia. Exige que nenhuma teoria receba autoridade para negar aquilo que Deus revelou claramente. O mundo teve um Criador. A vida não é um acidente sem propósito. O homem e a mulher foram criados à imagem de Deus. A queda é real. A morte é inimiga. E a esperança da humanidade não está em continuar evoluindo, mas em ser reconciliada com Deus por Cristo.
O Cristo que salva não aparece tardiamente numa criação que lhe é estranha. Todas as coisas foram feitas por ele e para ele. Aquele que é o agente da criação é também o Senhor da redenção.
Se Deus é o Criador, você não é produto do acaso nem proprietário absoluto de si mesmo. Você existe por vontade dele, vive diante dele e só encontra o sentido final da sua existência naquele por quem todas as coisas foram feitas.
Leia também: Carta aos Romanos – Introdução · A Suficiência das Escrituras: O Fundamento Inabalável da Fé Reformada · A Bíblia é suficiente ou precisa de novas revelações?


0 comentários