Em 22 de outubro de 1844, milhares de pessoas nos Estados Unidos aguardavam aquilo que acreditavam ser o acontecimento mais importante de suas vidas: a volta de Jesus Cristo. O movimento reunia dezenas de milhares de simpatizantes, e entre os que levaram a expectativa às últimas consequências houve pessoas que venderam casas e outros bens para aguardar o cumprimento da previsão. Naquela noite, os olhos estavam voltados para o céu. A manhã chegou, porém Cristo não veio.

O episódio entraria para a história como o Grande Desapontamento. Mas o fracasso daquela expectativa não encerrou o movimento. Pelo contrário, colocou seus seguidores diante de uma questão que se tornaria decisiva para o adventismo posterior: o que fazer quando uma previsão religiosa anunciada com convicção como cumprimento da profecia bíblica não acontece?

A resposta de parte dos seguidores de William Miller mudaria o rumo do movimento. Em vez de concluir simplesmente que o cálculo profético estava errado, um grupo preservou a data e reinterpretou o acontecimento. Segundo essa nova explicação, 22 de outubro de 1844 continuava correto; o erro estaria apenas naquilo que se esperava acontecer naquele dia. Cristo não teria voltado à terra, mas teria iniciado uma nova etapa de seu ministério no santuário celestial.

Dessa reinterpretação desenvolveram-se doutrinas que posteriormente se tornariam características do Adventismo do Sétimo Dia, especialmente a compreensão do santuário celestial e do chamado juízo investigativo. Visões atribuídas a Ellen G. White contribuíram para confirmar e consolidar, dentro do movimento adventista sabatista, a convicção de que 1844 não fora um fracasso profético, mas o cumprimento de uma profecia compreendida inicialmente de maneira equivocada.

É importante estabelecer desde o início uma distinção histórica. A Igreja Adventista do Sétimo Dia ainda não existia formalmente em 1844. William Miller também não deve ser apresentado como fundador institucional da denominação que seria organizada posteriormente. O nome “Adventistas do Sétimo Dia” seria adotado em 1860, e a organização denominacional ocorreria em 1863. Contudo, isso não rompe a continuidade histórica e doutrinária: alguns dos principais elementos que deram identidade ao adventismo posterior nasceram precisamente da tentativa de explicar o Grande Desapontamento.

Por isso, a questão deste artigo não é apenas histórica. Também não basta perguntar quem marcou a data ou quem estava presente naquele movimento. A pergunta mais importante é teológica: a explicação construída depois do fracasso de 1844 pode realmente ser demonstrada pelas Escrituras?

Se a data foi preservada porque uma nova interpretação passou a explicar um acontecimento invisível no céu, essa interpretação precisa ser submetida ao texto bíblico. Daniel 8 realmente conduz a 1844? A expressão “o santuário será purificado” anuncia uma mudança no ministério celestial de Cristo naquele ano? Hebreus ensina que Jesus somente então entrou no lugar santíssimo para iniciar uma obra de investigação dos crentes?

É nesse ponto que a história precisa dar lugar à exegese. A sinceridade dos mileritas não determina a verdade de suas conclusões. O Grande Desapontamento explica como determinadas doutrinas surgiram; somente a Escritura pode decidir se elas são verdadeiras.

William Miller e o calendário profético

William Miller foi um pregador batista e fazendeiro que se dedicou intensamente ao estudo das profecias bíblicas. Sua atenção se concentrou especialmente em Daniel 8:14:

“E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.”

Miller interpretou as duas mil e trezentas tardes e manhãs como um período profético correspondente a dois mil e trezentos anos. Relacionando esse período a uma cronologia iniciada em 457 antes de Cristo, concluiu que a purificação do santuário ocorreria no século dezenove.

Outro passo interpretativo foi então acrescentado: o “santuário” seria a terra, e sua purificação corresponderia à volta de Cristo e ao juízo final.

Foi dessa combinação que nasceu a expectativa de que Jesus retornaria dentro do período calculado.

Quando a expectativa inicialmente estabelecida para 1843 não se realizou, novos cálculos e ajustes surgiram no movimento. A expectativa culminaria em 22 de outubro de 1844, data defendida especialmente no chamado movimento do sétimo mês.

Foi essa expectativa que terminou no Grande Desapontamento descrito na abertura deste artigo.

O fracasso não encerrou a data

Normalmente, quando uma interpretação profética produz uma previsão objetiva e o acontecimento previsto não ocorre, há uma conclusão evidente a considerar: a interpretação estava errada.

Foi isso que muitos mileritas reconheceram.

William Miller e diversos líderes acabaram abandonando a pretensão de que o acontecimento esperado tivesse ocorrido conforme anunciado. Muitos seguidores retornaram às igrejas das quais haviam saído.

Entretanto, um grupo tomou outro caminho.

A pergunta deixou de ser: “Onde erramos no cálculo?” e passou a ser, na prática: “E se a data estiver certa, mas tivermos entendido errado o acontecimento?”

Essa mudança é fundamental para compreender o adventismo posterior.

De uma volta visível para um acontecimento invisível

Nesse contexto aparece Hiram Edson. Depois do desapontamento, desenvolveu-se a interpretação segundo a qual Cristo não deveria ter vindo do céu para a terra em 22 de outubro de 1844. Ele teria, naquele dia, passado de uma fase para outra de seu ministério no santuário celestial, entrando no lugar santíssimo para realizar uma obra anterior à segunda vinda.

Perceba a transformação.

Antes de 22 de outubro, o cálculo era apresentado para sustentar um acontecimento público, visível e verificável: Jesus voltaria à terra.

Depois de 22 de outubro, quando esse acontecimento não ocorreu, a mesma data passou a indicar um acontecimento celestial e invisível: Cristo teria iniciado uma nova fase de seu ministério no céu.

A data foi preservada. O significado atribuído à data foi alterado.

Essa interpretação se tornaria posteriormente parte da doutrina adventista do santuário e do juízo investigativo, recebendo também o apoio de Ellen G. White.

É justamente aqui que a questão apologética se torna inevitável: essa nova interpretação foi descoberta porque o texto de Daniel necessariamente a ensina ou porque era necessário explicar por que a previsão anterior não se cumprira?

A resposta não pode ser decidida pela história do movimento. Precisamos voltar à Escritura.

Daniel 8 realmente conduz a 1844?

Daniel 8 apresenta uma visão envolvendo um carneiro, um bode, diferentes chifres, conflitos entre reinos e a profanação do santuário. O próprio capítulo fornece elementos interpretativos importantes.

Daniel 8:20 identifica o carneiro com os reis da Média e da Pérsia. O versículo seguinte identifica o bode com a Grécia.

O contexto, portanto, não começa falando de acontecimentos do século dezenove. Ele apresenta uma sequência relacionada a reinos, conflitos, profanação e restauração.

É nesse cenário que aparece Daniel 8:14:

“E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.”

Para chegar de Daniel 8:14 a 22 de outubro de 1844, várias decisões interpretativas precisam ser acrescentadas.

As duas mil e trezentas tardes e manhãs precisam ser convertidas em dois mil e trezentos anos. Depois, é necessário estabelecer um ponto de partida que não aparece no próprio versículo. Em seguida, a profecia precisa ser relacionada a uma cronologia proveniente de outro contexto. Finalmente, a purificação do santuário precisa ser interpretada como o início de uma nova fase do ministério celestial de Cristo.

O problema não está apenas na quantidade de etapas. Está no fato de que Daniel 8 não declara aquilo que a doutrina de 1844 precisa que ele declare.

O capítulo não menciona 1844.

Não menciona um juízo investigativo iniciado no século dezenove.

Não afirma que Cristo aguardaria mais de dezoito séculos depois de sua ascensão para entrar no lugar santíssimo celestial.

Também não apresenta 22 de outubro como início de uma nova fase da obra redentora de Cristo.

Por isso, a questão precisa ser levada ao livro do Novo Testamento que trata diretamente do sacerdócio de Cristo e do santuário celestial: Hebreus.

O que Hebreus diz sobre a entrada de Cristo no santuário?

Hebreus não descreve Jesus aguardando até 1844 para entrar na presença de Deus.

Ao comparar o sacerdócio levítico com a obra de Cristo, Hebreus 9:12 declara que Jesus,

“por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.”

Observe a sequência.

Cristo oferece seu próprio sangue.

Entra no santuário.

E a redenção realizada é chamada de eterna.

Mais adiante, Hebreus 9:24 afirma:

“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;”

Cristo comparece perante Deus em favor de seu povo. Isso está ligado à sua obra sacerdotal já apresentada pelo autor de Hebreus, não a uma mudança ocorrida em 1844.

Hebreus 10:12 acrescenta:

“Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,”

E Hebreus 10:14 conclui:

“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.”

O contraste com o sistema levítico é justamente a suficiência da obra de Cristo.

Os sacerdotes antigos ofereciam sacrifícios repetidamente. Cristo ofereceu um único sacrifício.

Eles permaneciam ministrando porque sua obra nunca removia definitivamente o pecado. Cristo ofereceu um sacrifício suficiente e assentou-se à direita de Deus.

Isso não significa que Jesus tenha deixado de interceder por seu povo. A própria Escritura ensina sua intercessão presente. O que Hebreus não ensina é que, em 1844, Cristo tenha iniciado uma etapa indispensável de sua obra porque até então ainda não havia entrado no lugar santíssimo celestial.

O juízo investigativo resolve 1844 ou nasce de 1844?

Essa pergunta precisa ser formulada com precisão.

O adventismo posterior sustenta que 1844 corresponde ao início de uma fase específica do ministério de Cristo relacionada ao julgamento dos professos filhos de Deus antes da segunda vinda.

Historicamente, porém, essa interpretação aparece como resposta ao fracasso da expectativa da volta de Cristo.

Isso não basta, sozinho, para provar que a doutrina é falsa. Uma doutrina não pode ser rejeitada apenas por sua origem histórica. É possível que uma crise leve alguém a corrigir uma interpretação e finalmente compreender corretamente determinado texto.

Por isso, o teste decisivo continua sendo bíblico.

E é justamente aí que permanece a dificuldade.

A doutrina distintiva de 1844 precisa encontrar na Escritura aquilo que a Escritura deveria ensinar independentemente de William Miller, do Grande Desapontamento, de Hiram Edson ou das visões posteriores de Ellen G. White.

Se retirarmos esses acontecimentos históricos e perguntarmos simplesmente a Daniel e Hebreus quando Cristo entrou no santuário celestial e quando seu sacrifício se tornou eficaz, não encontramos 1844.

Encontramos Cristo ressuscitado, exaltado e presente diante de Deus em favor de seu povo.

E as revelações posteriores?

O problema se torna ainda mais sério quando uma interpretação surgida depois de uma previsão frustrada recebe confirmação por meio de alegações de revelação divina.

Nesse ponto, a discussão deixa de envolver apenas exegese e passa também a envolver autoridade.

As Escrituras ensinam que alegações proféticas precisam ser julgadas. Deuteronômio 18:22 declara:

“Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.”

É necessário aplicar essa passagem com precisão. William Miller não precisa ser transformado artificialmente em profeta inspirado para que reconheçamos o fracasso de sua interpretação. Ele realizou cálculos e anunciou expectativas baseadas em sua leitura das profecias.

A questão muda quando uma autoridade posterior afirma, mediante visões consideradas divinas, que o movimento estava essencialmente correto e que Deus havia conduzido aquela experiência.

Então precisamos perguntar: Deus confirmou realmente a data ou uma revelação posterior foi utilizada para preservar uma interpretação que o acontecimento esperado já havia contradito?

Essa pergunta não pode ser respondida simplesmente afirmando que a visão aconteceu.

A visão também precisa ser julgada pela Escritura.

A Igreja Adventista não existia em 1844 — mas 1844 permanece em sua estrutura

É historicamente incorreto afirmar que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, como denominação organizada, marcou 22 de outubro de 1844.

Ela ainda não existia.

Também seria incorreto atribuir indistintamente a William Miller todas as formulações que apareceram depois do Grande Desapontamento.

Mas reconhecer esses fatos não remove 1844 da genealogia doutrinária adventista.

A denominação organizada surgiu posteriormente entre pessoas e grupos que mantiveram elementos essenciais daquele movimento. A interpretação do santuário, o desenvolvimento do juízo investigativo, a guarda do sábado e a autoridade concedida às experiências proféticas de Ellen G. White foram progressivamente reunidos na formação do adventismo sabatista.

O adventismo organizado não estava presente antes do desapontamento.

Sua teologia distintiva, porém, não pode ser explicada sem ele.

A pergunta que permanece

O problema de 1844 não é apenas que pessoas olharam para o céu e Cristo não veio.

É o que foi feito com esse fracasso.

Uma expectativa verificável não se cumpriu. Em seguida, parte do movimento passou a afirmar que a data continuava correta porque outro acontecimento, invisível e celestial, havia ocorrido.

A partir daí, uma nova interpretação do santuário tornou-se necessária para explicar a data; e revelações posteriores passaram a confirmar essa interpretação.

É exatamente esse processo que precisa ser submetido às Escrituras.

Jesus havia dito:

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” (Mateus 24:36)

E, depois da ressurreição, respondeu aos discípulos:

“Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.” (Atos 1:7)

O cristão não precisa descobrir um calendário oculto para possuir segurança sobre a volta de Cristo.

Também não precisa de uma data do século dezenove para compreender onde está seu Salvador.

Hebreus responde: Cristo entrou no santuário celestial por seu próprio sangue, efetuou eterna redenção e comparece diante de Deus em favor dos seus.

Conclusão

Em 22 de outubro de 1844, milhares esperaram aquilo que acreditavam ser a volta de Jesus. A noite passou. A manhã chegou. Cristo não veio.

O Grande Desapontamento poderia ter encerrado uma interpretação profética equivocada. Em vez disso, para uma parcela dos antigos mileritas, tornou-se o ponto de partida de uma nova explicação: a data estava certa, mas o acontecimento estava errado.

Essa resposta teve consequências enormes. A expectativa de uma volta visível foi substituída pela afirmação de uma movimentação invisível no santuário celestial. Dessa reinterpretação desenvolveram-se doutrinas que posteriormente ocuparam lugar característico no adventismo.

Mas a história de uma doutrina explica sua formação; não comprova sua verdade.

O teste continua sendo a Escritura.

Daniel 8 não anuncia explicitamente o ano de 1844 nem um juízo investigativo iniciado naquele período. Hebreus não apresenta Cristo aguardando dezenove séculos para entrar no lugar santíssimo. Pelo contrário, apresenta o Filho depois de seu sacrifício entrando no santuário celestial, efetuando eterna redenção e assentando-se à direita de Deus.

Por isso, a pergunta levantada naquela manhã de 1844 ainda importa. O que fazer quando uma previsão religiosa falha?

A resposta bíblica não é preservar a data criando para ela um acontecimento que ninguém pode verificar. É reconhecer o erro e voltar à Palavra de Deus.

A esperança da igreja nunca esteve em 1844.

Ela está em Cristo.

Leia também: Adventismo: Uma Seita ou Uma · Adventismo e o Espírito