A questão mais séria do juízo investigativo não é apenas saber o que teria acontecido no céu em 1844. O ponto decisivo é: em que fundamento o pecador pode saber, hoje, que está reconciliado com Deus? Se a obra de Cristo é suficiente e a justificação é uma realidade presente para quem crê, a segurança do cristão repousa em uma sentença já pronunciada por Deus.
A formulação oficial adventista procura preservar a certeza da salvação. Ela afirma que o crente pode ter segurança em Cristo e apresenta o juízo investigativo não como uma tentativa de Deus descobrir informações, mas como uma manifestação de quem permaneceu em Cristo. Essa é a posição que precisa ser examinada, sem caricaturas.
A dificuldade está em conciliar essa segurança presente com a doutrina de que, desde 1844, teria começado a fase final do ministério expiatório de Cristo, envolvendo o exame dos que professam pertencer a Deus antes do encerramento da oportunidade de salvação. A pergunta bíblica, portanto, não é se haverá juízo. Haverá. A pergunta é se a Escritura ensina um juízo investigativo iniciado em 1844 como etapa do ministério celestial de Cristo.
1844 não nasce do fluxo natural de Daniel 8
Daniel 8:14 diz: “E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.”
Esse versículo tornou-se central para a construção adventista de 1844. O raciocínio interpreta as duas mil e trezentas tardes e manhãs como anos, relaciona esse período a outra profecia de Daniel e conclui que seu término marca uma mudança no ministério celestial de Cristo.
O problema aparece quando o versículo é lido dentro do próprio capítulo. Daniel 8:9-12 descreve um poder que se levanta, ataca o povo santo, interfere no sacrifício e lança por terra o santuário. No versículo 13 surge a pergunta sobre a duração dessa profanação. O versículo 14 responde à pergunta. O assunto imediato é o santuário atingido pela ação do agressor descrito na visão.
Nada no fluxo de Daniel 8 afirma que, muitos séculos depois da ascensão, Cristo passaria de uma primeira fase sacerdotal para uma segunda fase chamada juízo investigativo. Para chegar a 1844 é necessário construir uma cadeia interpretativa que não está expressa no texto. Uma doutrina que altera a compreensão da expiação e da segurança do crente precisa de sustentação bíblica mais clara.
Hebreus coloca Cristo na presença de Deus muito antes de 1844
Hebreus é decisivo porque explica o sacerdócio de Cristo e sua relação com o santuário.
Hebreus 6:19-20 descreve a esperança cristã como “âncora da alma, segura e firme” e afirma que ela “penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote”.
Quando Hebreus foi escrito, Cristo já havia entrado por nós. O texto não apresenta os cristãos aguardando uma futura entrada de Jesus no interior do véu muitos séculos depois.
Hebreus 9 torna o argumento ainda mais explícito: Cristo, “por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” (Hebreus 9:12). O autor acrescenta que Cristo entrou “no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus” (Hebreus 9:24).
A sequência é clara: Cristo oferece a si mesmo, entra no santuário celestial e comparece diante de Deus em favor de seu povo. O resultado é chamado de eterna redenção. Hebreus 10 reforça a finalidade dessa obra: a oferta do corpo de Cristo foi feita “uma vez” (versículo 10); ele ofereceu “para sempre um único sacrifício pelos pecados” (versículo 12); e “com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (versículo 14).
Cristo continua intercedendo. Hebreus 7:25 afirma que ele vive sempre para interceder pelos que se chegam a Deus por meio dele. Mas sua intercessão não completa uma cruz insuficiente nem inaugura, em 1844, uma nova base para definir quem pode ser salvo. O Cristo que intercede é o mesmo que já efetuou eterna redenção.
Perdão presente ou perdão aguardando confirmação?
Na formulação adventista clássica, existe uma distinção entre pecados perdoados e sua remoção final dos registros celestiais, vinculada à conclusão do juízo investigativo.
O Novo Testamento apresenta o perdão de outra maneira. Em Hebreus 10, depois de explicar a oferta única de Cristo, Deus declara: “E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades” (Hebreus 10:17). Em seguida vem a conclusão: “Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado” (versículo 18).
A lógica não é a de um perdão provisório aguardando uma investigação futura. O sacrifício perfeito produz remissão real.
O mesmo aparece na justificação. Romanos 5:1 declara: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Justificação é uma declaração de Deus. O pecador não é declarado justo porque sua vida futura provará que merecia absolvição, mas por causa de Cristo. A santificação que segue é indispensável como fruto da nova vida, porém não se torna uma segunda base de aceitação diante de Deus.
A Bíblia ensina juízo, mas não uma nova justificação
Uma resposta adventista possível é correta em um ponto: a Bíblia ensina que haverá juízo e que as obras serão manifestadas. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo”, diz 2 Coríntios 5:10. O problema não pode ser resolvido dizendo que o cristão nunca comparecerá diante de Deus.
A distinção necessária é entre juízo e condenação.
Jesus declara em João 5:24: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”
O mesmo crente que comparecerá diante de Cristo já possui vida eterna e não entra em condenação. Suas obras serão manifestadas, mas o juízo não reabre a justificação como se a obra de Cristo ainda aguardasse confirmação.
Paulo expressa isso em Romanos 8: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena?” A resposta aponta para Cristo: ele morreu, ressuscitou, está à direita de Deus e intercede por nós (Romanos 8:33-34).
A segurança não está na capacidade do cristão de apresentar uma vida sem falhas. Está no fato de que Deus justifica, e Cristo morreu, ressuscitou e intercede por seu povo.
A certeza da salvação não é presunção
A segurança bíblica não autoriza descuido espiritual. O Novo Testamento chama o cristão à perseverança, à santidade, ao arrependimento e à obediência. A fé salvadora nunca é licença para viver deliberadamente no pecado.
Mas existe diferença entre dizer que a perseverança evidencia uma fé viva e dizer que o crente permanece sob uma investigação cuja conclusão está ligada à remoção final de seus pecados.
João escreveu para que os crentes não vivessem nessa indefinição: “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1 João 5:13).
A palavra importante é saibais. A certeza cristã não repousa em uma avaliação otimista do próprio desempenho. Ela repousa no Filho de Deus. Nos versículos anteriores, João resume: Deus nos deu a vida eterna, essa vida está em seu Filho, e quem tem o Filho tem a vida.
Jesus fala com a mesma segurança sobre suas ovelhas: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28).
Isso não produz arrogância. Produz descanso em Cristo e obediência agradecida. Quem depende de si mesmo tem razão para temer. Quem depende de Cristo é chamado a perseverar olhando para a suficiência do Salvador.
O problema não é prestar contas, mas a fase criada em 1844
É importante formular a crítica com precisão. O adventismo contemporâneo não precisa ser representado como se ensinasse que Deus desconhece quem é salvo até terminar de examinar livros celestiais. Também não é correto dizer que sua formulação oficial nega toda possibilidade de certeza da salvação.
A controvérsia está em acrescentar ao ministério de Cristo uma fase final iniciada em 1844, associada à investigação dos professos crentes e à disposição final do pecado antes da segunda vinda. É essa construção que precisa ser provada pela Escritura.
Hebreus não oferece essa cronologia. Daniel 8 não descreve essa mudança no ministério de Cristo. João apresenta vida eterna como posse presente de quem crê. Paulo apresenta a justificação como sentença já concedida e a intercessão de Cristo como fundamento de confiança.
Por isso, o juízo investigativo cria uma tensão entre duas afirmações: o crente pode ter certeza agora, mas seu caso integra um processo celestial iniciado em 1844 antes da conclusão final da obra relacionada ao pecado. O Novo Testamento não fornece base clara para colocar essa etapa entre a cruz e a segurança do crente.
Em Cristo, o crente não precisa viver sob suspense
O evangelho não ensina que Deus ignora o pecado, nem que a vida cristã é irrelevante. Deus santifica aqueles que justifica, corrige seus filhos e levará toda obra ao juízo.
Mas a certeza da salvação não nasce da expectativa de que, no fim de uma investigação, talvez sejamos considerados dignos. Ela nasce da dignidade de Cristo, da suficiência de seu sacrifício e da fidelidade daquele que prometeu salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus.
O cristão pode confessar seus pecados, arrepender-se e buscar santidade sem imaginar que cada queda coloca novamente em aberto a sentença de justificação. Pode comparecer diante de Deus com reverência porque seu acesso não depende de desempenho impecável, mas do sangue de Cristo.
O ponto final da esperança cristã não é 1844. É a obra consumada do Cordeiro, sua ressurreição, sua intercessão presente e sua promessa.
Quem está em Cristo não recebeu uma salvação em suspense. Recebeu vida eterna.
Leia também: Adventismo: Uma Seita ou Uma Denominação Cristã? · Adventismo e o Espírito Santo: Inspiração Profética ou Controle Doutrinário? · Adventismo e Escatologia: O Fim dos Tempos Segundo Ellen White


0 comentários