A Igreja Adventista do Sétimo Dia se apresenta como uma igreja cristã protestante e afirma reconhecer as Escrituras como autoridade para sua fé e doutrina. Essa afirmação deve ser considerada com seriedade. Uma análise apologética responsável não começa atribuindo ao grupo aquilo que ele próprio rejeita, mas examinando se suas doutrinas distintivas podem realmente ser sustentadas pelo texto bíblico.
A questão, portanto, não é simplesmente se o adventismo possui raízes protestantes. Historicamente, possui. A pergunta decisiva é outra: aquilo que tornou o adventismo um movimento religioso distinto pode ser demonstrado pelas Escrituras sem depender dos acontecimentos relacionados a 1844 e da autoridade profética atribuída posteriormente a Ellen G. White?
É nesse ponto que a diferença entre reforma e nova revelação se torna teologicamente importante.
1844 não é apenas uma data
O movimento do qual surgiria o adventismo desenvolveu-se no ambiente milerita do século XIX. William Miller interpretou os 2.300 dias de Daniel 8:14 por meio do princípio dia-ano e relacionou esse período à proximidade da volta de Cristo.
Depois de diferentes cálculos e ajustes cronológicos, a expectativa concentrou-se em 22 de outubro de 1844. Muitos aguardavam que Cristo retornasse naquele dia.
Isso não aconteceu.
O episódio ficaria conhecido como o Grande Desapontamento.
Grande parte dos seguidores abandonou o movimento. Outros, porém, mantiveram a convicção de que a data estava correta e passaram a reconsiderar não o cálculo, mas o acontecimento que deveria ter ocorrido.
A explicação desenvolvida posteriormente foi que 1844 não marcava a volta de Cristo à terra, mas uma mudança em seu ministério no santuário celestial. Essa interpretação se tornaria fundamental para uma das doutrinas mais características do adventismo: o chamado juízo investigativo.
Esse desenvolvimento histórico precisa ser distinguido de uma simples discussão cronológica. A questão central é exegética.
Daniel 8 realmente ensina que, em 1844, Cristo iniciaria uma nova etapa de seu ministério celestial?
Se essa interpretação não puder ser demonstrada pelo próprio texto bíblico, toda a estrutura construída sobre a data perde seu fundamento.
O juízo investigativo diante de Hebreus
A doutrina adventista ensina que Cristo, depois de sua ascensão, iniciou seu ministério sacerdotal no santuário celestial e que, em 1844, teria entrado em uma etapa final desse ministério relacionada ao juízo.
O problema não está em afirmar que Cristo exerce um ministério celestial. O Novo Testamento ensina claramente sua intercessão em favor de seu povo.
A questão está na alegação de que ocorreu, em 1844, uma mudança de fase no ministério de Cristo que possui importância escatológica e soteriológica para a igreja.
A epístola aos Hebreus apresenta outra ênfase:
“Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus.”
E acrescenta:
“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.”
Hebreus 10:12,14.
O argumento da passagem repousa na suficiência e definitividade da obra sacerdotal de Cristo. Diferentemente dos sacerdotes da antiga aliança, que repetiam continuamente seus sacrifícios, Cristo ofereceu um único sacrifício eficaz.
Isso não significa que sua intercessão tenha terminado. Hebreus também apresenta Cristo comparecendo diante de Deus em favor de seu povo. O problema está em transformar essa realidade em uma sequência profética na qual uma nova fase expiatória começa especificamente no século XIX.
O texto de Hebreus não apresenta 1844.
Não apresenta uma transição ministerial ocorrida naquele ano.
Não ensina que a igreja deveria descobrir, dezoito séculos depois dos apóstolos, uma etapa anteriormente desconhecida do ministério sacerdotal de Cristo.
Esse silêncio não é um argumento isolado. Ele se torna significativo porque a doutrina pretende descrever um acontecimento decisivo dentro da obra celestial de Cristo.
Se tal acontecimento possui a importância atribuída a ele, sua demonstração deve vir da Escritura.
Ellen White e a questão da autoridade profética
Outro elemento indispensável para compreender a identidade adventista é o papel de Ellen G. White.
Seria impreciso dizer simplesmente que o adventismo oficialmente coloca Ellen White acima da Bíblia. O próprio movimento declara que as Escrituras constituem o padrão pelo qual doutrinas e experiências devem ser avaliadas.
Entretanto, isso não encerra a questão.
Ao mesmo tempo, Ellen White é reconhecida como alguém em quem se manifestou o dom profético. Seus escritos não são tratados apenas como reflexões devocionais de uma autora cristã influente. Eles recebem uma autoridade religiosa particular dentro da história e da identidade denominacional.
Essa combinação exige uma pergunta importante.
O que acontece quando uma comunidade afirma simultaneamente a suficiência das Escrituras e reconhece uma autoridade profética posterior aos apóstolos que participa da confirmação e do desenvolvimento de doutrinas distintivas dessa comunidade?
O teste bíblico não deve ser realizado por meio de insultos contra a pessoa de Ellen White nem por especulações sobre sua sinceridade. Deve ser realizado pela própria Escritura.
Paulo escreveu:
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”
Gálatas 1:8.
A força dessa advertência está justamente no fato de que nenhuma alegação extraordinária concede autoridade automática à mensagem.
Nem um apóstolo.
Nem um anjo.
Nem alguém que reivindique possuir o dom profético.
A mensagem precisa ser julgada pelo evangelho já revelado.
Por isso, a pergunta decisiva acerca de qualquer reivindicação profética posterior não é apenas se o mensageiro afirmou acreditar na Bíblia. É se aquilo que ele ensina permanece integralmente submetido ao conteúdo apostólico ou se introduz elementos doutrinários que se tornam necessários para compreender a fé de uma maneira que os próprios apóstolos não ensinaram.
A suficiência das Escrituras é o verdadeiro teste
A questão da identidade adventista conduz inevitavelmente ao problema da suficiência bíblica.
Paulo escreveu a Timóteo que as Sagradas Escrituras podiam fazê-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus e declarou:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”
2 Timóteo 3:16-17.
A suficiência das Escrituras não significa que a igreja não possa possuir professores, comentários, sermões, livros ou estudos teológicos.
Significa que nenhuma dessas coisas se torna uma nova fonte normativa de revelação necessária para completar aquilo que Deus deixou incompleto.
É exatamente aqui que 1844 e Ellen White deixam de ser questões periféricas.
Se uma doutrina passa a ocupar lugar essencial na identidade de uma igreja, ela precisa ser demonstrada pela Escritura.
Se uma determinada interpretação só alcança sua forma característica depois de uma crise profética ocorrida no século XIX, é legítimo perguntar se estamos diante da recuperação de uma doutrina apostólica esquecida ou diante da construção de uma nova estrutura interpretativa.
A diferença é decisiva.
A reivindicação da igreja remanescente
Outro elemento importante da identidade adventista é sua compreensão acerca do remanescente escatológico.
Passagens do Apocalipse desempenham papel central nessa construção, especialmente os capítulos 12 e 14. O movimento relaciona determinadas características desse remanescente à guarda dos mandamentos, à proclamação de uma mensagem específica para os últimos dias e ao dom profético.
O problema novamente não está na existência bíblica de um remanescente fiel.
A Escritura frequentemente fala de um povo preservado por Deus.
A questão é se Apocalipse identifica esse remanescente com uma denominação específica surgida no século XIX.
O texto bíblico não menciona o nome Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Não menciona Ellen White.
Não declara que o remanescente surgiria depois de uma expectativa frustrada da volta de Cristo.
Não apresenta 1844 como o marco necessário para identificar a verdadeira igreja dos últimos dias.
Para estabelecer essa identificação, portanto, é necessário acrescentar ao texto uma estrutura interpretativa que não aparece explicitamente nele.
Quando uma igreja afirma possuir uma identidade profética singular, o ônus da demonstração é elevado. Não basta encontrar características gerais que possam ser associadas ao grupo. É necessário mostrar que o texto realmente pretende fazer aquela identificação.
Reforma e restauração não são a mesma coisa
O adventismo não surgiu fora do cristianismo protestante. Seus primeiros participantes vieram de diferentes comunidades protestantes, utilizavam a Bíblia e compartilhavam várias doutrinas centrais da fé cristã.
Por isso, seria historicamente superficial dizer que o adventismo não possui qualquer relação com a Reforma.
Mas possuir raízes protestantes não significa necessariamente permanecer dentro do princípio teológico que marcou a Reforma.
Os reformadores não afirmavam ter recebido uma nova revelação destinada a completar o cristianismo. Seu argumento fundamental era que a igreja precisava ser corrigida pela Palavra de Deus.
A Escritura julgava a igreja.
A tradição deveria ser examinada pela Escritura.
As autoridades religiosas deveriam ser examinadas pela Escritura.
As doutrinas deveriam ser demonstradas pela Escritura.
O princípio não era descobrir uma nova etapa da revelação, mas retornar àquilo que Deus já havia revelado.
É aqui que surge a tensão com a estrutura adventista.
Quando uma denominação constrói parte importante de sua identidade em torno de um acontecimento interpretado como ocorrido em 1844, reconhece autoridade profética em uma personagem posterior ao período apostólico e se entende como cumprimento particular das profecias referentes ao remanescente dos últimos dias, sua identidade ultrapassa uma simples reforma de práticas cristãs existentes.
Há um elemento restauracionista.
Algo teria precisado ser recuperado.
Uma verdade decisiva teria permanecido obscurecida durante muitos séculos.
Uma geração específica teria recebido compreensão especial dessas profecias.
Esse padrão precisa ser examinado com muita cautela.
O problema não é a sinceridade dos adventistas
Uma análise apologética cristã não deve confundir crítica doutrinária com julgamento sobre indivíduos.
Existem adventistas sinceros.
Existem adventistas que amam as Escrituras.
Existem pessoas dentro do movimento que confiam verdadeiramente em Cristo.
Nada disso torna desnecessário examinar as doutrinas da denominação.
A verdade de uma doutrina não depende da sinceridade de quem acredita nela.
Da mesma maneira, reconhecer problemas doutrinários dentro de um sistema religioso não significa conhecer o estado espiritual de cada pessoa que pertence a ele.
A apologética deve manter essas duas coisas separadas.
O objetivo não é vencer uma discussão contra um adventista. É perguntar se aquilo que está sendo ensinado pode suportar o teste das Escrituras.
Onde está a autoridade final?
Essa talvez seja a pergunta mais importante de toda a discussão.
Não basta afirmar formalmente que a Bíblia é a autoridade final. É preciso observar como um sistema doutrinário realmente funciona.
Quando existe conflito interpretativo, o que decide?
Quando uma doutrina não aparece claramente no texto bíblico, o que lhe fornece sustentação?
Quando uma interpretação profética depende de acontecimentos posteriores, qual autoridade garante que essa interpretação está correta?
Quando os escritos de alguém considerado profeta participam da consolidação dessas doutrinas, qual é, na prática, sua função dentro do sistema?
Essas perguntas são mais importantes do que rótulos.
Uma igreja pode chamar-se protestante e ainda assim desenvolver estruturas de autoridade que precisam ser examinadas à luz do princípio fundamental da Reforma: somente a Palavra de Deus possui autoridade normativa infalível sobre a consciência.
Cristo não precisa de 1844 para completar sua obra
A segurança do cristão não está em uma cronologia profética descoberta no século XIX.
Ela está em Cristo.
Hebreus não apresenta um Salvador cuja obra permaneceu teologicamente incompreendida por dezoito séculos até que uma nova interpretação profética explicasse sua etapa final.
Apresenta um Sumo Sacerdote perfeito.
Um sacrifício suficiente.
Uma intercessão eficaz.
Uma entrada real na presença de Deus.
Uma esperança firme.
O cristão não precisa descobrir em que etapa de um processo investigativo celestial se encontra para saber onde repousa sua esperança.
Sua confiança está naquele que morreu e ressuscitou.
A identidade do povo de Deus também não depende de pertencer à instituição que reivindica para si determinado cumprimento profético.
O povo de Cristo pertence a Cristo.
A igreja é edificada sobre a revelação apostólica e tem o próprio Cristo como fundamento e cabeça.
Por isso, a pergunta “movimento reformador ou nova revelação?” não pode ser respondida apenas observando como o adventismo se autodenomina.
Suas raízes são protestantes. Entretanto, suas doutrinas distintivas introduzem uma estrutura restauracionista dependente de interpretações desenvolvidas depois de 1844 e da autoridade profética atribuída a Ellen White.
É justamente aí que a avaliação bíblica precisa se concentrar.
A Reforma chamou a igreja de volta à Palavra que já havia sido dada.
Qualquer movimento posterior que reivindique recuperar verdades indispensáveis, identificar-se como cumprimento profético singular ou reconhecer uma autoridade profética posterior aos apóstolos precisa demonstrar essas afirmações pela mesma Palavra.
Se a Escritura não estabelece essas doutrinas, nenhuma data, experiência visionária, tradição denominacional ou reivindicação institucional pode suprir o que falta.
A autoridade final continua sendo a Palavra de Deus.
Leia também: Adventismo: Uma Seita ou Uma · Adventismo e o Espírito


0 comentários